quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Collie Pêlo Longo

Grupo 1
País de origem: Grã-Bretanha
Nome no país de origem: Collie (Rough)
Utilização: Pastoreio


 RESUMO HISTÓRICO: os Collies pelo longo e pelo curto são os mesmos, com exceção do comprimento das pelagens. A raça parece ter evoluído a partir de cães trazidos originalmente para a Escócia pelos Romanos que, então, acasalaram com tipos nativos. Os puristas podem apontar diferenças sutis que têm aparecido na medida em que os criadores individuais selecionaram plantel para os futuros cruzamentos, mas a verdade é que as duas raças foram derivadas muito recentemente a partir do mesma população e, verdadeiramente, linhas em comum podem ser facilmente encontradas até hoje. O Collie Pelo Longo é a versão refinada do Collie original de trabalho do Pastor Escocês, a partir do qual o Collie foi selecionado por mais de, pelo menos, cem anos. Muitos dos cães podem ainda desempenhar de forma satisfatória seu trabalho, caso tenham oportunidade. A mensagem básica é que, mesmo com toda a sua beleza, o Collie é um trabalhador.

APARÊNCIA GERAL: apresenta-se como um cão de grande beleza, portando-se com impassível dignidade, sem qualquer desproporção das regiões anatômicas em relação ao conjunto.

CARACTERÍSTICAS: a estrutura física mantém a linha da potência e atividade, ausência de rusticidade, sem qualquer traço grosseiro. A expressão é o mais importante. Considerando valores relativos, a expressão é formada pelo equilíbrio perfeito da proporção entre o crânio e o focinho; no tamanho, forma, cor e inserção dos olhos; correto posicionamento e porte das orelhas.
 
COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: amistoso, sem qualquer vestígio de nervosismo ou agressividade. Um grande companheiro, simpático, alegre e ativo, bom com crianças e outros cães.

PELAGEM: a pelagem, sendo muito densa, revela o contorno do cão. Pelos retos, de textura áspera, com subpelos muito suaves, densos e bem fechados a ponto de esconder a pele. Na juba e no ventre, é muito abundante. Bem curto na máscara, no focinho e na extremidade das orelhas, mais longos na base. Os membros anteriores são guarnecidos de franjas. Curtos nos jarretes e abundantemente franjados acima deles e muito profusos na cauda.
 
COR: as três cores reconhecidas são sable e branco, tricolor e azul-merle.
 
Sable: qualquer nuança, desde o dourado claro ao mogno escuro ou sable sombreado. Palha claro ou cor creme são altamente indesejáveis.
Tricolor: predominância do preto com marcas castanho bem saturadas na cabeça e nos membros. As manchas ferruginosas no manto são altamente indesejáveis.

Azul-Merle: predominância clara, azul prateado, manchado e marmorizado com preto. Marcas castanho são preferidas, mas a ausência não deve ser penalizada. Enormes marcas pretas, ardósia ou manchas de ferrugem no manto ou subpelos são altamente indesejáveis.

Todos devem carregar as típicas manchas brancas, em maior ou menor grau. Marcações favoráveis em branco: colar completo ou incompleto: antepeito, pernas, patas e ponta da cauda. Uma marca branca pode aparecer no focinho, crânio ou em ambos.
 
TAMANHO
Altura na cernelha: machos: 56 a 61 cm.
fêmeas: 51 a 56 cm.

Fonte: CBKC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...