terça-feira, 14 de agosto de 2012

Cão dos Pirineus



Grupo 2 
País de origem: França
Nome no país de origem: Chien de Montagne des Pyrénées
Utilização: Cão de guarda de rebanho

RESUMO HISTÓRICO: presente nos Pireneus desde tempos imemoriais, conhecido na Idade Média e utilizado como guardião de castelos, ele foi mencionado por Gaston Phoebus no século XIV. Já apreciado como cão de companhia no século XVII, conheceu a glória na corte de Luís XIV. A primeira descrição detalhada desse cão, data de 1897 no livro de Comte de Bylandt. Dez anos mais tarde, foram criados os primeiros Clubes da raça e, em 1923, na reunião dos Amadores dos Cães Pireneus, por iniciativa de Mr. Bernard SÈNACLAGRANGE, registrou-se o padrão oficial através da S.C.C. (Société Centrale Canine). O padrão atual é ainda muito próximo do padrão elaborado em 1923, e são, sobretudo, as precisões que foram trazidas de lá.

APARÊNCIA GERAL: cão de tamanho grande, imponente e fortemente constituído, mas não sem uma certa elegância.

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: utilizado para assegurar, sozinho, a proteção do rebanho contra os ataques dos predadores, sua seleção foi feita baseada nas suas aptidões para a guarda e dissuasão, e seu apego ao rebanho. As principais qualidades conseqüentemente são a força e a agilidade, como também a meiguice e o apego aos que são protegidos por ele. Esse cão de guarda tem uma propensão à independência e um senso de iniciativa que exigem da parte de seu dono uma certa autoridade.

PELE: espessa e flexível; ela apresenta muitas vezes manchas pigmentadas sobre todo o corpo.
PELAGEM

Pêlo: denso, liso, bastante longo e flexível, bastante áspero sobre os ombros e no dorso, mais longo na cauda e ao redor do pescoço onde ele pode ondular ligeiramente. O pêlo do culote é mais fino, mais lanoso e muito denso. O subpêlo é igualmente denso. 

COR: branca ou branca com manchas de aparência cinza (pêlo de texugo ou de lobo), ou amarelo claro ou laranja na cabeça, nas orelhas, na raiz da cauda e às vezes sobre o corpo. As manchas texugo são as mais apreciadas.

TAMANHO: Machos: 70 a 80 cm.
Fêmeas: 65 a 75 cm.
Uma tolerância de 2 cm acima é admitida para os exemplares perfeitamente típicos.

Fonte: CBKC


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...