quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Bearded Collie

Grupo 1
País de origem: Grã-Bretanha
Nome no país de origem: Bearded Collie
Utilização: Pastoreio e companhia



RESUMO HISTÓRICO: Acredita-se que este cão seja um dos mais antigos da Grã-Bretanha. Há pelo menos três séculos os Berdies, como são chamados, são encontrados no Reino Unido. Descendem de vários pastores da Europa Central, que foram cruzados ao longo do tempo até dar origem às diversas raças de pastores originarias desse continente. Os exemplares da raça tiveram papel importante em pastoreio e nas travessias de gado das Terras Altas para os mercados, nos séculos 17 e 18. Eram utilizados especialmente por trabalhadores rurais, que valorizavam muito a capacidade de trabalho desses cães. A beleza da raça tinha um papel secundário na criação. Atualmente o Bearded Collie já não é tão utilizado como cão de trabalho, sendo, porém, apreciado por sua versatilidade. É excelente cão de companhia, atuando também com sucesso em exposições de beleza, pastoreio, obediência, Agility e outros esporte caninos.


APARÊNCIA GERAL: cão magro e ativo. Embora fortemente construído, deve mostrar bastante luz sob o tronco e não deve parecer muito pesado. Esperto, expressão curiosa é uma característica distinta da raça.

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: alerta, vivaz, auto-confiante e ativo. Seguro, cão de trabalho inteligente, sem nenhum sinal de nervosismo ou agressividade.

PELAGEM
Pelo: dupla, com o subpelo macio e cerrado. O pelo de cobertura é plano, áspero, forte e eriçado; não é lanosa nem encaracolada, embora uma leve ondulação seja admitida. A pelagem possui comprimento e densidade suficientes para oferecer uma boa proteção e para valorizar a silhueta do cão, mas não o bastante para esconder as linhas naturais do corpo. De maneira nenhuma a pelagem deverá ser tosada. A cana nasal é raramente coberta por pelos ligeiramente mais longos nas laterais, de maneira a encobrir os lábios. A partir das bochechas, do lábio inferior e abaixo do queixo, o comprimento dos pelos aumenta na direção do peito, formando sua típica barba.

COR: cinza ardósia, fulvo avermelhado, preto, azul, todos os tons de cinza, marrom e areia, com ou sem marcas brancas. Quando possui branco, este aparece no focinho, como uma marca na cabeça, na ponta da cauda, no peito, nos membros e nas patas; no caso de colar branco, as raízes dos pelos brancos não devem se estender atrás dos ombros. O branco não deve aparecer acima dos jarretes na parte externa dos membros posteriores. Ligeiras marcas castanhas são admitidas nas sobrancelhas, na parte interna das orelhas, nas bochechas, sob a raiz da cauda e nos membros, onde o branco se junta com a cor principal da pelagem.

TAMANHO
altura ideal na cernelha: machos: 53 a 56 cm.
fêmeas: 51 a 53 cm.


Fonte: CBKC e Lupus Alimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...