Grupo 8
País de origem: Portugal
Nome no país de origem: Cão d’Água Português
Utilização: Companheiro na pesca e na captura, bem como, cão de companhia.
RESUMO HISTÓRICO: em épocas remotas o Cão d’Água existiu em todo o litoral português. Hoje, devido às contínuas modificações nos sistemas de pesca utilizados, a raça encontra-se, principalmente, na província de Algarve, região essa, atualmente considerada o seu local de origem. A sua presença nas costas Portuguesas deve remontar a épocas muito distantes, devendo o Cão d’Água Português ser considerado como uma raça do país.
APARÊNCIA GERAL: cão de proporções médias, tipo bracóide, de contorno com tendências retilíneas à ligeiramente convexas. Formato harmonioso, balanceado; robusto e bem musculoso. Notável desenvolvimento muscular devido à constante prática da natação.
COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: um cão de excepcional inteligência, compreende e obedece facilmente com alegria a todas as ordens do seu dono. Cão de temperamento ardente, voluntarioso e altivo, sóbrio e resistente à fadiga. Tem a expressão dura e um olhar penetrante e atento. Possui grande poder visual e apreciável sensibilidade olfativa. Nadador e mergulhador exímio e resistente, é o companheiro inseparável do pescador, a quem presta inúmeros serviços, não só pescando, mas também guardando e defendendo seu barco e propriedade. Durante o trabalho da pesca, atira-se voluntariamente ao mar para recuperar os peixes que escaparam, mergulhando se necessário, e procedendo da mesma maneira se uma rede se rompe ou algum cabo se solta. É também utilizado como agente de ligação entre os barcos e a terra firme e vice-versa, mesmo quando a grandes distâncias.
PELAGEM
Pelo: todo o corpo se encontra abundantemente revestido de pelos resistentes, sem subpelo. Há duas variedades de pelos: uma longa e ondulada e outra mais curta e encaracolada. A primeira é ligeiramente lanosa e brilhante; a última é densa, sem brilho e forma cachos cilíndricos compactos. Com exceção das axilas e virilhas, os pelos distribuem-se por igual em todo o corpo. Na cabeça tomam o aspecto de tufos, na pelagem ondulada, e encaracolada na outra variedade. O pelo das orelhas é mais longo na variedade de pelo longo e ondulado.
COR: a pelagem é preta ou marrom em suas várias tonalidades, ou branco sólido. Em pelagens pretas ou marrons, o branco é aceito nos seguintes locais: focinho, topete, pescoço, antepeito, abdômen, ponta da cauda e parte inferior dos membros, abaixo dos cotovelos e jarretes. A pelagem branca deve existir sem albinismo, consequentemente, a trufa, as bordas palpebrais e o interior da boca devem ser pigmentadas de preto, ou de marrom em cães marrons. É característica nesta raça a tosa parcial da pelagem, quando esta se torna muito comprida. A metade posterior do corpo, o focinho e parte da cauda são tosados, deixando-se um tufo de volumosos pelos longos na sua ponta.
TAMANHO / PESO
Altura na cernelha: machos: 50 - 57cm. Altura ideal 54cm.
fêmeas: 43 - 52cm. Altura ideal 46cm.
Fonte: CBKC
Nenhum comentário:
Postar um comentário