quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Cavalier King Charles Spaniel


Grupo 9 
País de origem: Grã-Bretanha
Nome no país de origem: Cavalier King Charles Spaniel
Utilização: Companhia


RESUMO HISTÓRICO: O Cavalier King Charles Spaniel partilha raízes comuns com o King Charles Spaniel. Até ao século XX, as duas raças viviam sob o nome King Charles Spaniel. Eram os cães colo da nobreza e inacessíveis às outras ordens, visto que só a aristocracia se podia dar ao luxo de ter cães que não trabalhavam. Tidos como cães confortadores, eram mesmo prescritos pelos médicos para curar algumas maleitas. Eram preferidos pelo Rei Charles de Inglaterra que autorizou que estes cães fossem permitidos em todos os estabelecimentos.
É um cão alegre, amistoso e muito pouco tímido, o que torna o convivio com o Cavalier muito fácil e agradável. Com alguma tendência para ladrar, dão bons cães de alerta, mas péssimos cães de guarda, pois recebem bem os estranhos. Se dão bem com outros animais, gatos e cães de diferentes portes, mas a socialização da raça não deve ser negligenciada. Descendente de cães de caça, gosta de seguir trilhos e pode perseguir animais menores, por isso é importante vigiar as primeiras apresentações com gatos.
Seu faro é invejável, o que o levou a ser utilizado algumas vezes para farejar drogas e participar de caçadas. Na Inglaterra, onde a caça é permitida, sua performance de caçador é notável.
Ativos em casa, são boa companhia para crianças e idosos. Têm uma grande necessidade de atenção e não suportam bem períodos de solidão, e o tédio pode levá-los a desenvolver o comportamento de latir em demasia.
São cães que se adaptam bem à vida em apartamento. Em casas com um pequeno jardim ao qual possam ter acesso durante o dia, sentem-se como reis. O Cavalier King Charles Spaniel necessita de passeios diários. a brincadeira dentro de casa desgasta bastante as suas energias, mas não é suficiente. Essa disposição, aliada a uma grande agilidade, fazem com que possam participar com sucesso de provas como o Agility. Sempre disposto a agradar ao dono, o treino não se revela particularmente difícil com esta raça.


APARÊNCIA GERAL: ativo, gracioso, bem proporcionado e de expressão doce.

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: impetuoso, afetuoso e absolutamente sem medo. Alegre, amigável, não agressivo; sem nenhuma tendência ao nervosismo.


PELAGEM
Pelo: longo, sedoso, sem cachear. Admite-se uma ligeira ondulação. Franjas abundantes. Os exemplares deverão apresentar-se livres de trimming.

COR: as cores reconhecidas são:
Preto e castanho: preto brilhante com marcações em castanho acima dos olhos, nas faces, face interna das orelhas, no peito, nos membros e sob a cauda. A cor castanho deve ser brilhante. Marcas brancas são indesejáveis.

Rubi: unicolor vermelho intenso. Marcas brancas são indesejáveis.

Blenheim: marcas castanho vivo, bem distribuídas sobre o fundo branco pérola. As marcas se dividem de maneira igual na cabeça, deixando um espaço entre as orelhas para uma marca ou mancha em forma de losango muito apreciada (a única característica da raça).

Tricolor: preto e branco, bem distribuídos com marcações em castanho acima dos olhos, nas faces, na face interna das orelhas, parte interna dos membros e sob a cauda.

Qualquer outra cor ou combinação de cores é altamente indesejável.

PESO: 5,4 a 8 kg. É desejável um cão pequeno e bem balanceado, dentro destes pesos.

Fonte: CBKC e Lupus Alimentos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...