Grupo 3
País de origem: GrãBretanha
Nome no país de origem: Cairn Terrier
Utilização: Caça
RESUMO HISTÓRICO: O Cairn é considerado a raça escocesa mais antiga que se conhece, pois já existia desde o reinado da rainha Mary Stuart, no século 16. O nome vem do Celta, e significa um tipo de fenda rochosa existente na região, onde esses corajosos cães eram usados na tarefa de perseguir e desentocar raposas, martas e outros animais nas próprias tocas. A raça só passou a ser conhecida por Cairn Terrier depois de 1909. Antes disso, era chamada de Syke Terrier de Pelo Curto. Em 1913, chegou aos Estados Unidos e Canadá, locais onde é criado em larga escala atualmente. Também é o mais popular Terrier na Inglaterra.
APARÊNCIA GERAL: ágil, alerta, aparência natural de um terrier apto ao trabalho. Bem aprumado sobre as patas anteriores. Posteriores fortes. Costelas profundas, movimentação muito livre. Pelagem resistente às intempéries.
COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: deve dar a impressão de um cão vivo e corajoso e que não desiste facilmente. Corajoso e alegre; seguro, mas não agressivo.
PELAGEM
Pêlo: muito importante. Resistente às intempéries. Pelagem de cobertura dupla com pêlos abundantes, asperos, mas não grosseiros; subpêlo curto, macio e fechado. Pelagem aberta indesejável. Ligeira ondulação é permitida.
COR: creme, trigo, vermelho, cinza ou quase preto. O tigrado (brindle) é permitido em todas estas cores. Porém não é permitido o preto sólido, ou branco, ou preto e castanho (black and tan). São típicas, as partes escuras nas orelhas e no focinho.
TAMANHO / PESO
aproximadamente 28 a 31cm na cernelha, mas sempre em proporção ao peso, sendo
o ideal de 6 a 7,5 kg.
Fonte: CBKC e Lupus Alimentos
Nenhum comentário:
Postar um comentário