quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Boxer

Grupo 2
País de origem: Alemanha
Nome no país de origem: Deutscher Boxer
Utilização: Companhia, guarda e trabalho

Boxer   Características da raça, fotos e vídeos

RESUMO HISTÓRICO: o pequeno, assim chamado Brabant Bullenbeisser, é considerado como o ancestral imediato do Bóxer. No passado, a criação dos Bullenbeissers ficou na sua maior parte nas mãos dos caçadores com quem trabalhavam durante a caça. Sua tarefa era segurar firmemente a presa perseguida pelos cães de caça, até a chegada dos caçadores que a matavam. Para esse trabalho, o cão tinha que ter a boca quanto maior possível, com uma dentadura ampla para prender e reter firmemente a caça. Qualquer Bullenbeisser com tais características era o mais indicado para esse trabalho, sendo assim utilizado na criação. Nessa época, apenas habilidade para o trabalho era critério de seleção para uso na criação. Esse critério de seleção levou à produção de um cão de focinho largo e nariz arrebitado.

APARÊNCIA GERAL: o Bóxer é um cão de tamanho médio, pelo liso, compacto, robusto, de construção quadrada e ossos fortes. A musculatura é seca, fortemente desenvolvida e nitidamente definida. Sua movimentação é enérgica, poderosa e nobre. O Bóxer não deve ser nem grosseiro, nem pesado, nem muito leve, nem sem substância.

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: o Bóxer deve ter nervos firmes, ser seguro, tranquilo e equilibrado. Seu temperamento é da maior importância e requer maior atenção. Sua ligação e fidelidade para com seu dono e sua família, sua vigilância e sua intrépida coragem são conhecidas há muito tempo. Ele é dócil no meio familiar, mas desconfiado com estranhos. Alegre e afetuoso na brincadeira, contudo destemido quando a situação é seria. Fácil de ser treinado graças a sua docilidade, segurança, coragem, mordacidade natural e aptidões olfativas. Pouco exigente e limpo, é tão agradável e apreciado em seu círculo familiar tanto como cão de guarda quanto de companhia. Seu caráter é franco, sem falsidade ou hipocrisia, isso até em idade avançada.



PELAGEM
Pelo: curto, duro, brilhante e bem assentado.
COR: fulvo (dourado) ou tigrado. Fulvo se apresenta em diversas tonalidades, indo do amarelo claro ao vermelho escuro; as tonalidades médias (vermelho amarelado) são as mais bonitas. A máscara é preta. A variedade tigrada tem no sentido das costas listras escuras ou pretas. O contraste entre as listras e a cor base deve ser nítido. As marcas brancas não devem ser descartadas; elas podem ser bastante agradáveis.

TAMANHO / PESO
Altura na cernelha: machos: 57 a 63 cm.
fêmeas: 53 a 59 cm.
Peso:
machos: acima de 30 kg (com +/- 60 cm na cernelha).
fêmeas: +/- 25 kg ( com +/- 56 cm na cernelha).

Fonte: CBKC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...