quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Cão de Castro Laboreiro


Grupo 2 
País de origem: Portugal
Nome no país de origem: Cão de Castro Laboreiro
Utilização: Guarda e pastoreio



HISTÓRICO HISTÓRICO: uma das mais antigas raças da Península Ibérica, deve seu nome a uma pequena aldeia chamada “Castro Laboreiro”, localizada no município de Melgaço no extremo norte de Portugal, de onde é originária. É uma região rústica e montanhosa, que vai do Rio Minho para as montanhas Peneda e Soajo, com altitudes de aproximadamente 1.400m. É delimitada pelos rios Minho, Trancoso, Laboreiro e Mouro.

APARÊNCIA GERAL: a raça tem ligeiramente o tipo do Mastiff. Um animal vigoroso, de aparência agradável e muitas vezes de pelagem impressionante. Tem uma expressão severa e séria, bem como a rusticidade de um montanhês.

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: um companheiro leal e dócil para com a própria família, essencial na proteção dos rebanhos contra os ataques de lobos, que na área de origem da raça ainda são muito frequentes. Devido a sua constante vigilância, é o cão de guarda ideal para a propriedade que lhe for confiada, patrulhando-a frequentemente. De natureza nobre. Muito ágil e ativo, às vezes toma atitude hostil, mas não é brigão. Ele tem como característica o latido de alerta, que começa com um som grave, ascendendo para uma baixa frequência e terminando com sons prolongados de alta frequência.


PELAGEM
Pelo: pelo curto no corpo (aproximadamente 5 cm); sem subpelo. Levemente embotado, suave, plano na maior parte do corpo e muito grosso; Geralmente o pelo é mais curto e denso na cabeça e nas orelhas, onde é mais macio e fino, bem como abaixo dos cotovelos e jarretes. O pelo é espesso e longo na região das nádegas, as quais são muito peludas; grosso, resistente e um tanto áspero ao toque.

COR: a mais comum é a cor de lobo, sendo que a preferida é a “cor da montanha”, assim designada pelos nativos e sendo considerada uma característica racial pelos criadores de Castro Laboreiro. É um pelo tigrado e com a cor de base em diferentes tons de cinza sobrepostos com tonalidades claras e escuras de preto. É típico com pelo de três cores diferentes: variações indo das cores castanho, ao avermelhado e mogno. O tigrado pode apresentar tons mais claros ou escuros em diferentes partes do corpo: mais escuro na cabeça, dorso e ombros; medianamente escuro no corpo, garupa e coxas e mais claro no ventre e na parte inferior dos membros. Uma pequena mancha branca no peito é permitida.

TAMANHO / PESO
Altura na cernelha: machos: 58 – 64 cm (com tolerância de + 2 cm)
fêmeas: 55 – 61 cm (com tolerância de + 2 cm)

Peso: machos: 30 a 40 kg.
fêmeas: 25 a 35 kg.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...