Grupo 2
País de origem: Portugal
Nome no país de origem: Cão da Serra da Estrela
Utilização: Inseparável companheiro dos pastores e guarda fiel do rebanho, que, encarniçadamente defende contra os lobos e ladrões de gado. Esplêndido guarda de fazendas e habitações; de defesa pessoal e, até utilizado, com vantagem, como animal de tração. Cão de guarda de rebanho.
RESUMO HISTÓRICO: desde épocas remotas, este cão desenvolveu-se e fixou-se na região da Serra da Estrela (altas montanhas no Norte de Portugal), tendo-se perdido no tempo a seu verdadeiro local de origem. Contudo, esta pode ser considerada uma das raças mais antigas da Península Ibérica. Pode ser encontrada desde o pé da Serra até as mais elevadas altitudes (aproximadamente 2000 metros), principalmente no verão, após a neve ter derretido, quando os pastos verdes são muito procurados pelos rebanhos, visto que o calor excessivo resseca os pastos nas planícies. O progressivo reconhecimento de suas atitudes conduziu à sua difusão pelo mundo todo desde a segunda metade do século 20.
APARÊNCIA GERAL: cão grande, mastife do tipo molossóide. Existem duas variedades de pelo: longo e curto. Rústico, substancial, com movimentação vivaz e atitude imponente. A raça tem um olhar vivo, calmo e expressivo; bem proporcionado; bem construído e com uma aparência harmoniosa, que é como tradicionalmente a raça tem sido reconhecida ao longo do tempo.
COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: companhia inseparável dos pastores e fiel guardião dos rebanhos, protegendo-os bravamente de predadores e ladrões. Magnífico guardião de fazenda e casa, desconfiado com estranhos e tipicamente dócil com seus donos.
PELAGEM
Pelo: forte, muito abundante, ligeiramente grosso, sem aspereza excessiva, com textura semelhante ao pelo da cabra. O subpelo é constituído por pelos finos, curtos, abundantes e entrelaçados, normalmente mais claro que a pelagem de cobertura.
• Variedade de pelo longo: pelo superior liso ou ligeiramente ondulado, desigual em algumas regiões. É curto e mais denso nos membros, abaixo dos cotovelos e jarretes, bem como na cabeça; nas orelhas, diminui de comprimento gradualmente da base para as pontas, tornando-se fina e macia. É mais comprida na cauda, que é farta, grossa e franjada; em volta do pescoço, bordo inferior e nádegas, são abundantemente franjadas, bem como na face posterior dos antebraços.
• Variedade de pelo curto: pelo curto, uniformemente distribuída pelo corpo todo, levemente mais curta na cabeça e membros, sem franjas.
COR
As seguintes cores são admitidas e consideradas típicas:
• Sólidos: amarelo, fulvo e cinza em todos os tons e intensidades de cor;
• Cinza lobo: fulvo, tons de amarelo e cinza, comumente em tonalidades claras e escuras;
• Tigrado: cor básica fulvo, amarelo ou cinza, com listras pretas. Na região crânio-facial, é típica uma máscara preta. Marcas brancas são admitidas apenas nas extremidades das patas anteriores e posteriores e em uma pequena extensão na face ventral do pescoço e peito.
TAMANHO / PESO
Altura na cernelha: machos: de 65 a 73 cm.
fêmeas: de 62 a 69 cm.
Tolerância de +2 cm.
Peso: machos: 45 - 60kg.
fêmeas: 35 - 45kg.
Fonte: CBKC
Nenhum comentário:
Postar um comentário