segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Cão d´água frisado


Grupo 8
País de origem: Holanda
Nome no país de origem: Wetterhoun
Utilização: Usado como cão de caça às lontras.




RESUMO HISTÓRICO:  Frísia é um condado na fronteira noroeste da Holanda e sua população tem cultura e língua próprias O frísios foram os responsáveis pelo desenvolvimento de algumas raças de cães de caça nativos da Holanda, sendo uma delas o Wetterhoun (“cão ʼdágua” no dialeto deles.) Originalmente o Wetterhoun era utilizado para encontrar e matar as lontras nas regiões lacustres e sua terra natal e hoje mesmo, com ausência das lontras, ele é usado como levantador de caça. Ele trabalha como muitos spaniels de terra, procurando a presa e indicado sua presença. Depois do tiro, ele também exerce a função de retriever, buscando a caça abatida, tanto na água como na terra. É muito inteligente e os holandeses dizem que são como os frísios, obstinados, mas, uma vez conquistados, leais e amigáveis.

APARÊNCIA GERAL: cão bem balanceado, tradicionalmente usado para a caça da lontra. Um animal vigoroso, sem ser pesado ou desajeitado. Quadrado e robusto na sua constituição física, com pele bastante aderida ao corpo, livre de rugas ou barbelas. Lábios não pendentes.

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: quieto com caráter determinado, reservado com estranhos; um cão de guarda ideal.


PELAGEM
Pêlo: com exceção da cabeça e das pernas, o corpo é coberto de cachos apertados, compostos de tufos firmes de pêlos fortes. Um encaracolado esparso ou composto de tufos de pêlos finos dá ao cão uma aparência lanosa, que deve ser considerada como falta grave. A pelagem é bastante grossa na textura e gordurosa ao toque.

COR: preto ou marrom sólidos, ou preto com marcações brancas, ou marrom com marcações brancas. Manchas ou ruão no branco são permitidos.

TAMANHO
ideal para machos: 59 cm.
fêmeas: 55 cm.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...