quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Barzoi

Grupo 10
País de origem: Rússia
Nome no país de origem: Russkaya Psovaya Borzaya Barzoï
Utilização: Caça e corrida

http://puppydogweb.com/gallery/borzois/borzoi_adams.jpg

RESUMO HISTÓRICO: o Russkaya Psovaya Borzaya tem sido parte integrante da cultura nacional e da história russa durante nove séculos. A crônica francesa do século XI atesta que três Borzóis seguiram a fi lha do Grande Duque de Kiev, Anna Iaroslavna, quando ela chegou à França, para tornarse esposa de Henrique I. Entre os proprietários e os criadores, havia muitas pessoas famosas, incluindo os Tzares e os poetas: Ivan “O Terrível”, Pedro “O Grande”, Nicolas II, Pushkin, Turgenev. A criação do famoso canil “Pershinskaya Okhota” pelos ilustres criadores, o Grande Duque Nicolai Nicolaievitch e Dimitri Valtsev, teve uma grande importância. Desde o fim do século XIX, o Borzoi é visto entre as maiores criações da Europa e das Américas.

APARÊNCIA GERAL: cão de aparência aristocrática, de tamanho grande, de constituição ao mesmo tempo, seca e robusta, de construção ligeiramente alongada. As fêmeas são geralmente mais longas que os machos. Ossatura forte, mas não maciça. Os ossos são bastante planos. Musculatura seca, bem desenvolvida, especialmente sobre as coxas, mas sem relevo. A harmonia das formas e de movimentos é de suma importância.

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: em sua vida diária, o Borzoi tem uma característica tranqüila e equilibrada. Avistando a caça, ele se excita subitamente. Possui um olhar penetrante, capaz de enxergar muito longe. Sua reação é impetuosa.

PELE: flexível, elástica.

PELAGEM
Pêlo: sedoso, macio e flexível, ondulado ou formando cachos curtos, mas nunca cachos apertados pequenos. Na cabeça, nas orelhas e nos membros, o pêlo é acetinado (sedoso, porém mais pesado), curto, bem assentado. No corpo, o pêlo é bastante longo e ondulado; na regiões das escápulas e da garupa, ele forma cachos mais finos; nas costelas e coxas, o pêlo é mais curto; os pêlos que formam as franjas, os “culotes” e o penacho da cauda são mais longos. O pêlo do pescoço é denso e abundante.

COR: todas as combinações de cores, mas nunca com azul, marrom (chocolate) e nenhuma derivação dessas cores. Todas as cores podem ser sólidas ou manchadas. As franjas, os “culotes” e o penacho da cauda são consideravelmente mais claros do que a cor de fundo. Para as cores encarvoadas, a máscara preta é típica.

TAMANHO:
altura desejável na cernelha: machos: 75 a 85cm
fêmeas: 68 a 78cm


Fonte: CBKC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...