segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Fila Brasileiro

Grupo 2
País de origem: Brasil
Nome no país de origem: Fila Brasileiro
Utilização: Guarda e boiadeiro



RESUMO HISTÓRICO: primeira raça a ser reconhecida oficialmente no Brasil tem sua origem obscura. Especialistas supõem que descenda do antigo Bulldog Inglês, do Bloodhound e do Mastiff Inglês. Essa raça, ou cruzamento delas, teria sido trazida ao Brasil pelos portugueses e espanhóis durante a colonização. Ao longo da história, o Fila sempre realizou o trabalho de guarda em casas e principalmente fazendas, que é seu habitat. Às vezes, era usado como boiadeiro, embora não seja sua característica marcante. Dono de uma coragem excepcional aliada a uma tenacidade implacável, o Fila é o cão de grande vigor físico, bravura e coragem. Com excelente faro, a raça também foi muito utilizada como cão de pista por fazendeiros.

APARÊNCIA GERAL: raça tipicamente molossóide. Poderosa ossatura, figura retangular e compacta, harmoniosa e proporcional. Apresenta, aliada a uma massa muscular, grande agilidade concentrada e facilmente perceptível. As fêmeas devem exibir feminilidade bem pronunciada, diferenciando-se, nitidamente, dos machos.

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: dotado de coragem, determinação e valentia notáveis. Para com os de sua casa é dócil, obediente e extremamente tolerante com as crianças. É proverbial sua fidelidade, procurando com insistência a companhia dos donos. Caracteriza-se pela aversão a estranhos. De comportamento sereno, revelando segurança e confiança própria, absorve perfeitamente ambientes e ruídos estranhos. É fiel à guarda da propriedade, dedicando-se, também, e, por instinto, às lides de gado e à caça de animais de grande porte.

ALTURA: machos: 65 a 75 cm.
fêmeas: 60 a 70 cm.
PESO: machos, mínimo de 50 kg.
fêmeas, mínimo de 40 kg.

COR: o branco, cinza rato, malhado, manchetado, preto e canela e azul são cores não permitidas. São permitidas todas as cores sólidas, tigradas de fundo nas cores sólidas, com rajas de pouca intensidade até os fortemente rajados, podendo ou não apresentar máscara preta. Em todas as cores permitidas, admitem-se marcações brancas nas patas, peito e ponta da cauda. Indesejáveis as manchas brancas no restante da pelagem.

PELE: representa uma das características rácicas mais importantes. É grossa, solta em todo o corpo, principalmente no pescoço, onde se formam pronunciadas barbelas, estendendo-se, em muitos casos, pelo peito e abdome. Alguns exemplares apresentam uma dobra nas faces laterais da cabeça e, também, na cernelha, descendo até o ombro. Com o cão em repouso, a cabeça não apresenta rugas; quando excitado, na contração para erguer as orelhas, a pele do crânio forma, entre elas, pequenas rugas longitudinais.

PELAGEM: formada de pelo baixo, macio, espesso e bem assentado.

Fonte: CBKC e Lupus Alimentos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...