quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Dogue Brasileiro

Grupo 11
País de origem: Brasil
Nome no país de origem: Dogue Brasileiro
Utilização: Guarda


RESUMO HISTÓRICO:
Resultado do cruzamento das raças Bull Terrier e Boxer, a raça se destacou rapidamente como excelente guardiã, já que além do instinto de defesa possui grande equilíbrio psíquico, coragem,  inteligência e exímia capacidade de aprendizado e obediência. Inicialmente os cães da raça foram chamados de Bull Boxer e a denominação só foi modificada para Dogue Brasileiro quando passou a ser reconhecida pela CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia). É um cão de guarda compacto, confiável e corajoso, sem ser desconfiado. De seus ancestrais herdou docilidade e coragem. Sua função principal é proteger as pessoas e lares, particularmente em zonas urbanas, em que seu porte meciano auxilia. Mostra-se sempre atento e observador, sério com estranhos meigo os donos, mas nunca gratuitamente agressivo. Hoje, é a raça mais criada em Caxias do Sul - RS, segundo registro do Kennel Clube. Para homologação de títulos, é obrigatória a avaliação de caráter. Origem de um trabalho quase acidental, realizado em 1978 pelo árbitro e cinófilo Pedro Ribeiro Dantas, que cruzou cães das raças Boxer e Bull Terrier, surgiu o Dogue Brasileiro no sul do Brasil. Atualmente, a raça conta, em menor proporção, com sangue de American Staffordshire Terrier.

ASPECTO GERAL: cão de aspecto sólido, maciço e não esgalgado, sem parecer, no entanto, atarracado ou desproporcionalmente pesado. Deve dar impressão de agilidade e força, com músculos muito fortes, longos e marcados, dando a impressão de grande potência e impulsão. Ossos fortes.
TEMPERAMENTO / COMPORTAMENTO: cão ativo, atento e observador, de expressão séria para estranhos e meiga para com o dono. Equilibrado, apto à disciplina, porém destemido quando provocado ou sob comando. Não deve dar demonstrações gratuitas de agressividade, principalmente diante de outros cães.

PELE: grossa, relativamente solta, mas sem qualquer resquício de barbelas.
PELAGEM: curta (até 2,5cm na cernelha) ou média; densa; luzidia e áspera. É aceita, sem restrições, a variedade de pelo médio, não devendo, no entanto o comprimento do pelo, na altura da cernelha, ultrapassar 4,7cm.

COR: qualquer cor, variação ou combinação de cores são aceitas sem qualquer restrição.

TAMANHO: altura: machos: de 54 a 60 cm (preferencialmente 58 cm);
fêmeas: de 50 a 58 cm (preferencialmente 56 cm).
PESO: machos: de 29 a 43 kg (preferencialmente 39 kg);
fêmeas: de 23 a 39 kg (preferencialmente 33 kg).
OBS: as alturas e pesos devem ser respectivamente proporcionais.

Fonte: CBKC e Lupus Alimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...