sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dogue Alemão

Grupo 2
País de origem: Alemanha
Nome no país de origem: Deutsche Dogge
Utilização: Escolta, guarda e proteção



RESUMO HISTÓRICO: como ancestrais do atual Dogue Alemão, devem-se considerar o antigo “Bullenbeiser” (Bulldog) e os “Hatz-and Saurüden” (Caçadores de Javalis), os quais eram intermediários entre o robusto Mastiff Inglês e um rápido e ágil galgo. No início, entendia-se por “Dogge” (Dogue) um cão grande e forte, não necessariamente pertencente a uma determinada raça. Posteriormente, denominações como “Ulmer Dogue”, “Dogue Inglês”, “Dogue Dinamarquês”, “Hatzrüde” (Cão de Caça), “Saupacker” (Cão Caçador de Javalis) e “Grande Dogue” passaram a designar esses cães de acordo com as suas cores e tamanho (porte). No ano de 1878, um comitê de sete membros formado por dedicados criadores e juízes e coordenado pelo Dr. Bodinus, decidiu registrar todas as variedades supracitadas sob a denominação “Deutsche Doggen” (Dogue Alemão). Assim, era lançada a base para a formação de uma raça canina alemã autônoma. Em 1880, por ocasião de uma exposição canina realizada em Berlim, foi elaborado o primeiro padrão da raça Dogue Alemão e, desde então, o mesmo ficou confiado aos cuidados do “Deutsche Doggen Club 1888 e.V.” (Clube do Dogue Alemão, registrado em 1888), já tendo sido modificado algumas vezes ao longo dos anos. Sua configuração atual corresponde às exigências da F.C.I.

APARÊNCIA GERAL: o Dogue Alemão reúne, em sua nobreza, uma constituição forte, vigorosa e bem proporcionada, com altivez, força e elegância. Essa substância aliada à sua nobreza, à aparência harmoniosa, bem como à silhueta bem proporcionada e à peculiar expressão de sua cabeça fazem com que quem o vê tenha a impressão de estar diante de uma estátua cheia de nobreza. Ele é o Apolo dentre as raças caninas.

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: amável, carinhoso e afeiçoado a seus donos, sobretudo com as crianças; reservado diante de desconhecidos. Quando requerido, é autoconfiante e corajoso, facilmente manejável, dócil cão de companhia e de família, com grande resistência à provocação e sem ser agressivo.

PELAGEM
Pelo: muito curto, espesso, liso, bem assentado e brilhante.
COR: o Dogue Alemão é criado em três variedades distintas de cores: dourado e tigrado; arlequim e preto; e azul.

• Dourado: do dourado claro até o dourado escuro. Uma máscara preta é desejável. Pequenas manchas brancas no peito e nos dedos são indesejáveis.
• Tigrado: cores básicas (de fundo) variando do dourado claro até o dourado escuro, com listras pretas tão regulares (em espessura) e claramente definidas quanto possível, posicionadas na direção das costelas. Uma máscara preta é desejável. Pequenas manchas brancas no peito e nos dedos são indesejáveis.
• Arlequim (cor básica branca com manchas pretas salpicadas, os chamados ‘Tigerdoggen’): cor básica (de fundo) branco puro, preferencialmente sem salpicado. Manchas em preto puro, bem distribuídas por todo o corpo, de formato irregular, separadas, aparentando existirem “rasgos”. As manchas acinzentadas ou amarronzadas são indesejáveis.
• Preto: cor preto profundo, sendo permitidas manchas brancas. Inclui-se aqui o “Mantado”, no qual o preto cobre todo o corpo como um casaco (manto) ou cobertor, sendo que o focinho, o pescoço, o peito, o ventre, as pernas e a ponta da cauda podem ser brancos; assim como os chamados “Plaqueados”, cães com a cor básica (de fundo) branca e grandes placas pretas.
• Azul: azul aço puro; manchas brancas no peito e nos pés (patas) são permitidas.

ALTURA
Altura na cernelha: machos: no mínimo 80cm;

Fonte: CBKC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...