terça-feira, 4 de setembro de 2012

Dálmata

Grupo 6
País de origem: Dalmatia, República Croata
Nome no país de origem: Dalmatinac
Utilização: Cão de companhia, de família, adequado para ser treinado para várias utilidades.



RESUMO HISTÓRICO: a origem do Dálmata pode ser reconhecida em pinturas e crônicas da igreja entre os séculos XVI e XVIII. Dálmatas podem ser encontrados na pintura “Madonna com Jesus e anjos” no altar da igreja “Gospa od Andjela” (Nossa Senhora dos Anjos) na cidade de Veli Losinj, localizada na ilha Losinj, na Croácia, que remonta a 1600 - 1630 e também em um afresco em Zaostrog, Dalmácia, Croácia. Isto sugere que o Dálmata surgiu na região leste do Mediterrâneo, em particular na província histórica da Dalmácia. As primeiras descrições do Dálmata foram encontradas na diocese Djakovo, na Croácia, nomeadas nas crônicas da igreja do Bispo Petar Bakic em 1719 e nas crônicas da igreja de Andreas Keczkemety em 1737. O cão foi nomeado com o nome latino "Dalmaticus Canis" e a sua altura foi descrita com 4-5 “Spithamus”. Pennant Thomas descreveu esta raça em sua obra “Synopsis of Quadrupeds”, no ano de 1771, como sendo muito independente, denominou-a de “Dálmata” e escreve que a sua origem seria oriunda da Dalmácia. Um trabalho de Thomas Bewick, publicado em 1790, refere-se a esta raça como “Dálmata ou Cão de Carruagem”. O primeiro padrão não oficial do Dálmata foi escrito por um inglês chamado Vero Shaw em 1882. Após a formação do Clube do Dálmata na Inglaterra, no ano de 1890, este padrão foi transferido para o primeiro padrão oficial da raça. A FCI publicou o primeiro padrão do Dálmata em 07 de abril de 1955 sob o nome de “Huntingdog Dálmata” (Cão de Caça Dálmata).

APARÊNCIA GERAL: mesocefálico. Cabeça de forma prismática com orelhas pendentes. O corpo é retangular, forte, musculoso e distintamente manchado. O movimento deve ser elegante. A diferença sexual deve ser visível.


COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: temperamento agradável, amigável, sem timidez ou hesitação, livre de nervosismo e agressividade. Tipo animado, leal, independente e fácil de treinar. O Dálmata gosta de atividades aquáticas e ao ar livre. Ele tem um característico instinto de caça.

PELAGEM
Pelo: curto, brilhante, duro e denso em todo o corpo.
COR: a cor básica é o branco puro. Variedade manchado de preto, com manchas pretas; variedade manchado de fígado, com manchas marrons. As manchas devem ser posicionadas simetricamente por todo o corpo, bem definidas e sem misturar com a cor de fundo branco. O tamanho das manchas deve ser preferencialmente uniforme, com um tamanho de 2-3 cm de diâmetro. Na variedade marrom as manchas são um pouco menores, em torno de 2 cm. As manchas na cabeça e nas pernas devem ser proporcionalmente menores que no resto do corpo. É desejável que a cauda também seja manchada, com manchas também proporcionalmente menores que aquelas do corpo. Salpicos sobre o corpo não são desejáveis e devem ser penalizados. As manchas não devem se misturar, ou seja, formando grandes manchas. Malhas e áreas coloridas não são desejáveis. As manchas nas orelhas devem ser especialmente notadas.


TAMANHO / PESO
Altura na cernelha: machos: 52 a 62 cm.
fêmeas: 54 a 60 cm.

Fonte: CBKC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...