sexta-feira, 20 de julho de 2012

Bolonhês

Grupo 9
País de origem: Itália
Nome no país de origem: Bolognese
Utilização: Companhia


RESUMO HISTÓRICO: suas origens se confundem com as do Maltês, porque seus distantes antepassados são os mesmos pequenos cães, citados em Latim, por Aristóteles (384-322 AC) com a denominação de “canes melitenses”. Já conhecidos na era romana, o Bolonhês aparece de maneira especial entre os presentes mais apreciados que eram dados durante toda a era dos poderosos deste mundo. Cosme de Medice (1389-1464) levou não menos do que 8 para Bruxelas para presentear outros nobres Belgas. Philipe II, rei da Espanha de 1556 a 1598, depois de ter recebido dois como presente do Duque d’Este, agradeceu, escrevendo-lhe uma carta, dizendo: “estes dois pequenos cães são os presentes mais reais que alguém pode fazer a um Imperador”. Bolonheses aparecem representados em pinturas de Titian, de Pierre Breughel chamado “de Velho” e Goya.

APARÊNCIA GERAL: de tamanho pequeno, atarracado e compacto, coberto com uma pelagem branca pura, longa e suave ao toque.

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: muito sério, geralmente não muito ativo. Dócil muito apegado ao seu dono e sua família.

PELE: bem firme e bem esticada sobre todo o corpo; as mucosas visíveis e a terceira pálpebra rigorosamente pigmentada de preto.

PELAGEM
Pêlo: longo sobre todo o corpo, da cabeça à cauda, da linha superior às patas. É mais curto no focinho. Mais para suave, não esticada plana, mas em fl ocos; nunca formando franjas.

COR: branco puro sem nenhuma mancha nem qualquer sombra de branco.

TAMANHO / PESO
altura na cernelha: Machos: 27 a 30 cm.
Fêmeas: 25 a 28 cm.
Peso: de 2,5 a 4 kg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...