sexta-feira, 20 de julho de 2012

Boiadeiro de Entlebuch

Grupo 2
País de origem: Suíça
Nome no país de origem: Entlebucher Sennenhund
Utilização: Cão de conduzir gado, de pastoreio, de guarda e de fazenda; Hoje também um versátil cão de trabalho e agradável cão de família.



RESUMO HISTÓRICO: o Boiadeiro de Entlebuch é o menor das 3 raças de Boiadeiros Suíços. É originário de Entlebuch, vale situado na região de Lucerne e de Berne. Sua primeira descrição sobre o nome de “Entlibucherhund” data desde o ano de 1889, mas durante muito tempo, não fez nenhuma diferença entre os Boiadeiros de Appenzell e os de Entlebuch. Em 1913, na Exposição de Langenthal, quatro exemplares deste pequeno boiadeiro de cauda curta de nascença foram apresentados ao Professor Albert Heim, grande incentivador das raças de Boiadeiros Suíços. Baseado em relatórios de juizes, estes cães foram inscritos no Livro de Origem Suíço (LOS) como a quarta raça de Cães de Montanha e Boiadeiros Suíços. Entretanto, o primeiro padrão só foi redigido em 1927; após a iniciativa do Dr. B. Kobler, foi fundado o Clube Suíço dos Boiadeiros de Entlebuch, em 28 de agosto de 1926, com a meta de promover o aumento desta raça. Como atestam os escassos registros no LOS, a raça se desenvolve lentamente. Mas o Bouvier de Entlebuch recebeu um novo impulso quando, além de suas capacidades ancestrais de boiadeiro ativo e incansável, descobriu-se e colocou-se em evidência suas notáveis aptidões para cão de utilidade. Ainda hoje, o efetivo permanece modesto, porém este cão tricolor, de aspecto atraente encontrou seus admiradores e disfruta de uma crescente popularidade como cão de família.

APARÊNCIA GERAL: cão compacto, de tamanho médio, de forma ligeiramente alongada, tricolor como todos os boiadeiros suíços, muito ágil e ativo. Sua expressão é alerta, inteligente e doce.

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: vivo, temperamental, seguro de si, sem medo; Gentil e fiel a pessoas conhecidas, ligeiramente desconfiado com estranhos. Cão de guarda incorruptível; alegre e receptivo.

PELAGEM
Pelo: pelagem dupla (Stockhaar). Pelo de cobertura curto, bem assentado, duro e brilhante. Subpelo denso. Pelo ligeiramente ondulado na cernelha ou sobre o dorso é tolerado, mas não desejado.

COR E MARCAÇÕES: tipicamente tricolor: cor básica preta com manchas fogo (do amarelo ao marrom avermelhado) e manchas brancas o mais simétricas possível. As manchas fogo encontram-se acima dos olhos, sobre as bochechas e no focinho, na garganta, de cada lado do peito, e nos quatro membros, onde as marcas fogo estão entre o preto e o branco. Subpelo: do cinza escuro ao marrom.

Marcas brancas:
• lista branca bem visível, que desce sem interrupção do crânio à cana nasal e que pode cobrir parcialmente ou inteiramente o focinho.
• branco sem interrupção, indo do queixo ao peito, passando pela garganta.
• marcas brancas nas quatro patas.
• quando a cauda é longa, uma marca branca na extremidade é desejada.
Indesejável mas tolerável: pequena mancha branca na nuca (nunca maior que metade da palma da mão).

ALTURA
Altura na cernelha: machos: 44 a 50 cm, tolerância até 52 cm.
fêmeas: 42 a 48 cm, tolerância até 50 cm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...