Grupo 2
País de origem: Suíça
Nome no país de origem: Berner Sennenhund
Utilização: Originalmente cão de guarda, de tração e condução do gado nas fazendas do condado de Berna. Hoje, também é utilizado como um versátil cão de família e guarda.
Nome no país de origem: Berner Sennenhund
Utilização: Originalmente cão de guarda, de tração e condução do gado nas fazendas do condado de Berna. Hoje, também é utilizado como um versátil cão de família e guarda.
RESUMO HISTÓRICO: o Boiadeiro Bernês é um cão de fazenda de origem ancestral, que nos pré-alpes bernenses e na região rural do interior da cidade de Berna, foi utilizado como cão de guarda, de tração e de rebanho. Originalmente chamado de Dürrbächler, nome do lugarejo e do albergue de Dürrbäch, próximo a Riggisberg, onde este boiadeiro tricolor de pelos longos foi especialmente numeroso. Em 1902, 1904 e 1907, exemplares desta raça foram apresentados em exposições caninas e em 1907 alguns criadores da região de Burgdorf decidiram promover a criação destes cães, fundando o “Schweizerischer Dürrbach-Klub” (Clube Suíço de Dürrbach), fixando os traços característicos da raça. Em 1910, numa exposição em Burgdorf, onde vários agricultores desta região apresentaram seus cães, já existiam 107 exemplares. A partir desta data, este cão, rebatizado por Boiadeiro Bernês, seguindo o exemplo de outras raças de boiadeiros suíços, expandiu-se rapidamente por toda a Suíça e sul da Alemanha. Hoje o Boiadeiro Bernês é conhecido e apreciado no mundo inteiro como cão de família, graças a sua admirável pelagem tricolor e a sua grande adaptabilidade.
COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: confiável, atencioso, vigilante, corajoso diante de situações do cotidiano; amável e fiel para com a família; seguro de si e pacífico com estranhos; de temperamento moderado e dócil.
PELAGEM
Pelo: longo, brilhante, reto ou ligeiramente ondulado.
Pelo: longo, brilhante, reto ou ligeiramente ondulado.
COR: preto intenso, com manchas castanho avermelhado, nas bochechas, acima dos olhos, nos quatro membros, no peito e com manchas brancas assim distribuídas:
• manchas brancas na cabeça, claramente definidas e simétricas: uma listra que se
alarga em direção à trufa, em ambos os lados do focinho; a listra não deve atingir as
manchas castanhas acima dos olhos; e as manchas brancas do focinho não devem
ultrapassar as comissuras labiais.
• manchas brancas moderadamente largas, contínuas na garganta e no peito.
• Desejado: patas brancas; ponta da cauda branca.
• Tolerado: pequenas manchas brancas na nuca; pequenas manchas brancas sob a cauda.
TAMANHO
Altura na cernelha: machos: 64 a 70 cm. ideal: 66 a 68 cm.
fêmeas: 58 a 66 cm. ideal: 60 a 63 cm.
Nenhum comentário:
Postar um comentário