quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Shih Tzu

Grupo 9 - Cães de Companhia
País de origem: Tibet
País Patrono: Grã-Bretanha
Nome no país de origem: Shih Tzu
Utilização: Companhia




RESUMO HISTÓRICO: as pessoas tendem a se confundir entre os Apso e Shih Tzu, mas há uma série de diferenças muito distintas entre eles. As raízes desta raça estão no Tibete, mas ela foi desenvolvida na China, onde cães como estes viviam nos palácios imperiais. A China se tornou uma república em 1912, após o que exemplares da raça encontraram seu caminho para o ocidente, embora a primeira importação registrada para a Grã-Bretanha não ocorreu antes de 1931. Foi reconhecida como uma raça distinta de outras raças orientais em 1934, sendo concedido um registro separado pelo The Kennel Club em 1940, com certificados para campeonato disponibilizados a partir de 1949. O visual do crisântemo para a cabeça do Shih Tzu é o mais atraente, e isso é causado pelo crescimento do pelo para cima, na ponte nasal.

APARÊNCIA GERAL: robusto, pelagem abundante, mas não excessiva, com um distinto porte arrogante e com uma cabeça com aspecto de crisântemo.

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: inteligente, ativo e alerta. Carinhoso e independente.

PELAGEM
Pelo: revestimento exterior longo, denso, não encaracolado, com moderado subpelo, não lanoso. Ligeira ondulação é permitida. Pelo não afetando a habilidade do cão para enxergar. O comprimento do pelo não deve restringir o movimento. 

COR: todas as cores são permitidas; uma listra branca na testa e branco na ponta da cauda são altamente desejados nos particolores.


TAMANHO / PESO
Altura na cernelha: não mais que 27 cm.
Tipo e características da raça são de extrema importância e em hipótese nenhuma
devem ser sacrificados somente pelo tamanho.
Peso: 4,5 a 8 kg. – Ideal: 4,5 a 7,5 kg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...