sábado, 26 de janeiro de 2013

Galgo

Grupo10 
País de origem: Espanha
Nome no país de origem: Galgo Español
Utilização: Cão de caça à lebre, em rápida perseguição e guiando-se pela visão. Igualmente, foi
utilizado e pode perseguir outros animais de pêlo como coelhos, raposas e também javalis; porém a primordial utilização da raça tem sido e é a caça às lebres em corrida.


RESUMO HISTÓRICO: o galgo espanhol é conhecido desde a Idade Antiga pelos Romanos embora tenhamos que supor que sua chegada e implantação na Península seja muito anterior. Descendentes de antigos lebréis asiáticos, ele se adaptou aos nossos diferentes terrenos de estepes e planícies. Foi exportado em grandes quantidades para outros países como a Irlanda e Inglaterra, durante os séculos XVI, XVII e XVIII, sendo o nosso Galgo um dos ancestrais do Galgo Inglês que apresenta com o Galgo Espanhol as semelhanças próprias da raça que serviu de base antes de sua posterior seleção e aclimatação. Cabe destacar dentre as numerosas citações de autores clássicos, aquela do Arcipreste de Hita, que diz: “Para a lebre que sai, logo se lança um galgo...” demonstrando assim a principal e ancestral função da raça.
APARÊNCIA GERAL: cão lebrel de bom tamanho, eumétrico, subconvexo, sublongilíneo e dolicocéfalo. De estrutura óssea compacta, cabeça longa e estreita, tórax de ampla capacidade, ventre muito retraído e uma cauda muito longa. Os posteriores bem aprumados e musculosos. Pêlo fino e curto ou duro e semilongo. 
COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: de caráter sério e retraído; porém quando sai para caçar, demonstra uma grande energia e vivacidade na caça.

PELE: bem aderentes ao corpo em todas as suas partes, forte e fl exível; de cor rosada. As mucosas devem ser escuras.

PELAGEM
Pêlo: denso, muito fino, curto, liso; espalhado por todo o corpo até os espaços interdigitais. Ligeiramente mais longo nas partes posteriores das coxas. A variedade de pêlo duro semilongo apresenta maior aspereza e comprimento de pêlos, que pode ser variável; embora sempre espalhado uniformemente pelo corpo, tende a apresentar uma barba e bigodes na face, sobrancelhas e topete na cabeça. 
CORES: todas as cores são permitidas. São consideradas como cores mais típicas e por ordem de preferência as seguintes:
· fulvos e tigrados mais ou menos escuros, bem pigmentados;
· pretos;
· manchas escuras e claras;
· encarvoados;
· canelas;
· amarelos;
· vermelhos;
· brancos;
· com manchas brancas e malhados.

TAMANHO
Altura na cernelha: Machos: de 62 a 70 cm
Fêmeas: de 60 a 68 cm

Fonte: CBKC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...