terça-feira, 19 de março de 2013

Weimaraner

Grupo 7 
País de origem: Alemanha
Nome no país de origem: Weimaraner
Utilização: Versátil cão de caça e aponte



RESUMO HISTÓRICO: existem muitas teorias a respeito da origem do Cão de Aponte Weimaraner. Só uma coisa é certa: que o Weimaraner, que naquela época possuía grande parte de sangue de Cães de Guia (Leithund), foi criado na corte de Weimar no primeiro terço do século XIX. No meio do século, antes que a raça pura fosse iniciada, a criação estava principalmente nas mãos de caçadores profi ssionais e de guardas fl orestais na Alemanha Central, principalmente nas regiões de Weimar e Thuringia. Quando os dias dos cães de guia terminaram, os cães foram cruzados com os “Hühnerhund” e os criadores continuaram com esses cruzamentos. Aproximadamente a partir de 1890, os cães foram produzidos de acordo com os planos de criação e a raça foi considerada satisfatória para ser inscrita em um livro de registro. Além do Weimaraner de Pêlo Curto, uma variedade de Weimaraner de Pêlo Longo apareceu, também, antes do novo século. Depois de ter sido registrado, o Weimaraner foi criado de forma pura, fi cando livre dos cruzamentos com outros cães, em particular, os Pointers. Assim sendo, o Weimaraner é provavelmente a mais antiga raça pura de aponte alemã, criada há mais de 100 anos.

APARÊNCIA GERAL: cão de caça, de tamanho médio para grande. Adaptado ao trabalho, de forma harmoniosa, com tendões visíveis e muito musculoso. As diferenças entre os machos e as fêmeas são facilmente distinguidas.

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: versátil, fácil de ser treinado, fi rme de temperamento e apaixonado cão de caça. Perseverante em sua busca, mas não muito agitado. Notável habilidade para o faro. Preparado para capturar a caça ou animais selvagens; é um bom cão de guarda, porém sem agressividade. Confi ável no aponte e no trabalho na água. Especial inclinação para o trabalho após disparo de tiro.


PELE: forte. Não demasiadamente aderente.
PELAGEM
Pêlo curto: curto, porém, mais longo e espesso do que na maioria das raças do mesmo tipo, forte, muito denso, bem aderente. Pode ou não ter subpêlo, mas esse é esparso .
Pêlo longo: pêlos macios e longos com ou sem subpêlo. Liso ou ligeiramente ondulado. O pêlo é mais longo na inserção da orelha. Pêlo aveludado é permitido na ponta das orelhas. O comprimento dos pêlos nos fl ancos é de 3 a 5 cm. Debaixo do pescoço, no antepeito e na parte inferior do corpo, geralmente um pouco mais longos. Boas franjas e culotes, contudo menos longo em direção ao solo. Cauda com uma franja em bandeira. Pêlos entre os dedos. Pêlos na cabeça menos longos. Um tipo de pelagem semelhante a uma pelagem rígida (Stockhaar), de comprimento
médio, denso, aderente, com subpêlo espesso, franjas e culotes moderadamente desenvolvidos às vezes acontece em cães com antepassados misturados.

COR: cinza, nas tonalidades prata, corça ou rato. Cabeça e orelhas geralmente mais claras. Pequenas manchas brancas são permitidas somente no peito e nos dedos. Às vezes se observa sobre o dorso uma linha mais escura, mais ou menos bem traçada. Cães com manchas amareloavermelhadas defi nidas só podem receber qualificação
 
Marcações de cor marrom é uma falta grave.
TAMANHO / PESO
Machos: 59 a 70 cm. ideal: 62 a 67 cm.
Fêmeas: 57 a 65 cm. ideal: 59 a 63 cm.
PESO: Machos: 30 a 40 kg.
Fêmeas: 25 a 35 kg.
 
Fonte: CBKC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...